segunda-feira, 28 de março de 2011

São João em Macajuba: A dois passos do fim?

No início deste mês a Prefeitura Municipal de Macajuba divulgou a programação para os festejos juninos deste ano, porém, na publicação não consta nada a respeito das atrações musicais, apenas o cronograma do evento. A grande surpresa da divulgação é que nesse ano o São João terá apenas dois dias, ao invés de três, como vinha ocorrendo há alguns anos. Quando foi procurada, a organização do evento alegou que a redução nos dias do evento ocorreu porque precisava reduzir gastos.

O São João do município conta com o apoio da Bahiatursa (órgão oficial do turismo na Bahia) e da Petrobras (estatal de capital misto, que atua na área de energia, principalmente, petróleo) que, segundo a organização do evento, contribuem com R$ 25 mil cada. Além destes recursos, existe ainda uma previsão orçamentária de R$ 375 mil para apoio as manifestações artístico-culturais locais, prevista na LOA 2011 (Leis Orçamentárias Anuais), obviamente não significa dizer que a prefeitura tem esse recurso em caixa, mas como o próprio nome já diz é uma previsão, que na teoria é feita em cima de dados anteriores e cálculos, não é apenas um palpite, teoricamente, tem embasamento. Diante dos argumentos apresentados, ficam as indagações: Será que a redução de dias no evento é, realmente, necessária? O que esperar das atrações com os recursos financeiros “disponíveis”, será que teremos atrações de “peso”?

Nos últimos anos o São João tem sido a única festa na cidade que a população não precisa pagar para se divertir, pois as demais vêm sendo realizadas no clube e é preciso pagar para ter acesso a festa. Podemos citar como exemplo o Réveillon, a Páscoa, o “7 de setembro”, o carnaval, o natal, etc. Além disso, o São João é a festa mais tradicional do nordeste, faz parte da nossa cultura nordestina. Sendo assim, vos trago mais um questionamento: Diante de tudo que foi apresentado, será que o São João não merece um tratamento especial?

A seguir, a íntegra da matéria publicada no blog oficial da Prefeitura Municipal de Macajuba, que aborda a programação do São João 2011, leia:


São João 2011 em Macajuba

A Comissão organizadora dos festejos juninos já começou suas atividades para garantir um São João 2011 SHOW em Macajuba.

Confira o calendário:

11/06 - Grito do São João
18/06 - Santo Antônio em Santa Luzia
22/06 - Tradicional lavagem do Beco
23/06 - Atrações típicas
24 e 25/06 - São João em Macajuba
26/06 - Arrastão da Ressaca
02/07 - São Pedro em Nova Cruz
03/07 - Arrastões do Suco e da Pinga em Nova Cruz
** Desfile dos blocos durante os dias de festa.

Por: Josete Sampaio



Suponho que esse é um assunto de interesse de todos os macajubenses, por isso, foi disponibilizada uma nova enquete com a seguinte pergunta: Você concorda com a redução de 3 para 2 dias que foi feita no “São João” do município?

----------------------------------

RAPIDINHA
Resultado da enquete

No dia 16 de março foi disponibilizada aos leitores do blog uma nova enquete, que visava avaliar o desempenho do legislativo municipal, tendo em vista que o executivo já havia sido avaliado. Essa enquete foi no moldes da anterior, fez-se o seguinte questionamento: “COMO VOCÊ AVALIA O DESEMPENHO DOS VEREADORES NO CUMPRIMENTO DAS SUAS OBRIGAÇÕES COMO REPRESENTANTES DO POVO?”, as alternativas eram as mesmas da pesquisa anterior: “Ótimo”, “Bom”, “Regular”, “Ruim”, “Péssimo”. E o resultado foi o seguinte:
Menos de 5% dos leitores avaliaram positivamente o desempenho dos edis municipais, enquanto que cerca de 95% votaram desfavorável a forma como os vereadores municipais tem representado o povo. Destes, 92% votaram na opção péssimo, ou seja, os leitores que votaram, estão descrentes com os rumos tomados pelo nosso legislativo. Ao mesmo tempo que é um resultado vergonhoso, também, é uma pena que os nossos vereadores despertem tanta desconfiança e possuam tão pouca credibilidade, pois eles são os nossos representantes mais diretos e mais acessíveis, aos quais nos reportamos para cobrar possíveis melhorias do executivo. A seguir a o resultado final da enquete:

OBS:Clique na imagem para ampliá-la.

12 comentários:

  1. infelizmente não é só o "SÂO JOÂO " que está se acabando em Macajuba e tudo: EDUCAÇÂO SAUDE.....A população macajubense está indignada com o que vem acontecendo, ou seja, o que não acontece. Tudo está regridindo. O povo já esta discrente.
    Acho q só DEUS por nós.
    Ana Carolina Sanches

    ResponderExcluir
  2. É brincadeira ??

    Já não bastasse fazer 3 dias de festa com pessimas atrações que nem o ano passado e ainda eles reduzem pra 2 dias de festa aff cambada de sem vergonha estão conseguindo acabar com tudo em macajuba são joão , saúde, educação aff, tava até pensando em ir esse ano agora fico com um pé atras se vou ou não assim deve acontecer pra outras pesssoas tambem minha pobre macajuba .Depois vamos ver o rombo que vão deixar do custo que eles dizem que irão gastar nas contratações das bandas com seus valores como sempre muito alto e só porcaria tocando no palco.Acorda povo macajubense !!

    ResponderExcluir
  3. Mirelli, para que vc melhor fique informado do que acontece em Macajuba, é preciso que vc esteja morando aqui.
    O São João da nossa amada Macajuba, vem se deteriorando, desde o momento que o ex-prefeito do qual vc é um puxa saco confesso, mudou o tradicional local dos festejos da praça Dr Castro Cincurá, para o elefante branco da Praça de Eventos.
    Outra coisa, a festa, será sim nos três dias e não dois como vc muito mal informado afirma.
    Se vc realmente ama Macajuba, independentemente das bandas que irão tocar, venha prestijiar a nossa festa e dá sua opinião, para que no futuro as coisas sejam melhores.
    É muito fácil, nós vermos um monte de hipócritas e cegos criticarem a nossa cidade, mas é muito difícil, vermos estes fazerem algum trabalho que venha contribuir para que a realidade dela seja melhorada.
    Esta paixão doentia que vc e demais membros do grupinho podre e puxa saco do ex-prefeito, só faz é denegrir a nossa cidade e querer de forma mesquinhaludibriar a consciência do nosso povo.
    Respeito os nossos irmãos macajubenses, pois somos simples sim, mas não burros para que não possamos nos recordar das chibatadas, das perseguições que fernãozinho beira mar praticou em nosso município.
    Sinta-se bem.

    Francisco Rossi.

    ResponderExcluir
  4. Leonardo,
    Confesso a vc, que sempre leio as postagens e comentários do seu blog, porém, gostaria que vc de uma vez por todas saisse de cima do muro e realmente se declarasse.
    Deixe de ser imcubado. Ou afinal de contas, tu tens medo de assumir a sua verdadeira identidade?
    Já não basta tantos lambe sacos do ex-prefeito fernãozinho beira mar e vc, parece também ser um dos seus fanáticos e cegos admiradores.

    Paulo Cesar Farias

    ResponderExcluir
  5. Paulo Cesar Farias, em primeiro lugar eu não tenho que decidir nada, eu votei em Tarciso nas duas últimas eleições, isso não é segredo pra ninguém, mas isso não quer dizer que eu tenho que ficar puxando o saco dele. O blog tem o intuito de informar a população e não de beneficiar A ou B, talvez, por ser o atual prefeito, Tarciso é figura freqüente aqui n blog, mas isso não quer dizer que eu goste ou desgoste dele. Eu esperava, sinceramente, que ele administrasse melhor o nosso município e seus recursos, essa era a minha vontade e a de todos aqueles que acreditaram nas suas propostas.

    Em segundo lugar, eu acho que quem está sendo fanático e cego é você, pois não consegue enxergar as coisas de forma imparcial, sem tendenciá-las. Essa situação do São João, por exemplo, é um absurdo reduzir o número de dias do São João, reduzir a tradição de um povo e um dos poucos momentos de lazer que ele tem durante o ano. Mas, se você acha que isso não é nada de mais, tudo bem, respeito a sua opinião.

    Realmente, quem começou a destruir o São João de Macajuba foi o ex-prefeito Fernão, quando transferiu o evento para sua nova construção faraônica, mas será que se tivéssemos grandes atrações o São João não seria melhor? Lembra do dia que Alcimar Monteiro tocou em Macajuba? Ou quando Fernão disse que trouxe Flavio José, mas acabou não deixando tocar? Nessas duas ocasiões a Praça de Eventos estava lotada, tinha gente próxima ao Mercadinho Mini Preço de tanta gente que tinha, foi fantástico em termos de público. Isso não é um elogio a Fernão, mesmo porque eu nunca votei nele e não simpatizo com o seu modo de fazer política, esse é só um exemplo de como o São João pode ser uma grande festa, tanto para nós macajubenses, quanto para os turistas e, também, para os comerciantes locais.
    Pra finalizar, se tem alguém que tem medo, esse alguém é você que postou dois comentários utilizando nomes falsos. É até difícil de entender o porquê dessa sua postura, por que se esconder atrás de nomes falsos, acho que você não tem motivos para isso, ou tem?

    Obrigado por acompanhar o blog e, principalmente, por sua participação.Obrigado, também, a Mireli e Ana Sanches.

    Att,

    ResponderExcluir
  6. Anônimo
    Não estou aqui pra debater ou perder meu tempo com alguém que mal tem coragem de honrar o que tem entre as pernas e fica se escondendo atras de postagens anônimas.
    Pra eu saber o que anda se passando em macajuba não preciso estar aí, ou realmente vc acha que preciso Anônimo??? Ou tu não sabes que quando a coisa não anda bem a noticia corre facilmente e existe varios meios de mantermos informados ??

    Vc me chamou de puxa saco mas acho que o puxa saco aqui é vc seu fanatismo fala mais alto do que a propria razão ta até te deixando cego ao ponto de não perceber o que ta acontecendo em macajuba, e que todos que fazem uma critica é puxa saco é pq votou em A ou em B "que mente fértil a sua " hoje eu ainda agradeço a Deus por não ter contribuido com o meu voto pela qual situação estar hoje a cidade e olha que já votei tambem no seu candidato uma vez.

    Eleição é isso existe a democracia votamos em que achamos que fará o melhor para nossa cidade vc escolheu o seu e eu escolhi o meu mas mesmo assim eu torcir para que o prefeito pudesse fazer muito pelo povo e pela cidade mesmo eu não ter tido contribuido afinal todos somos macajubense não é ??Bom aqui só foi uma pequena resposta ao seu infeliz comentário.

    ResponderExcluir
  7. Léo, para seu governo, o São João de 2011, terá sim tres dias de festas e não dois, como você está dizendo em seu comentário.
    Segundo lugar, não sou puxa saco de Tarciso, nunca votei nele e muito menos em Fernão. Sei sim, que a administração dele está deixando muito a desejar e também sou crítico a isso. Vc não pode julgar as pessoas e afirmar que estou usando nomes falsos. Comungo sim, com uma administração verdadeiramente voltada para o desenvolvimento do nosso município e que promova o bem está das famílias macajubenses. Também, defendo o fim imediato do monopólio das administrações dos Pamponet e dos Sampaios.
    Quando você, critica de forma honesta a administração, tiro o chapeu para ti, mas, infelesmente tem horas que você usa duas caras. Isso não é justo.
    Outra infomação, este ano, contaremos com a participação do forrozeiro Alcimar Monteiro nas festas juninas. Isso é verídico.
    Tenha um ótimo dia.

    Paulo Cesar Farias

    ResponderExcluir
  8. Paulo Cesar Farias, eu afirmei em meu comentário e, inclusive, fiz uma matéria a respeito do São João ter sido reduzido para 2 dias, baseado na informação retirada do BLOG OFICIAL DA PREFEITURA (http://macajubanovotempo.blogspot.com/2011/03/sao-joao-2011-em-macajuba.html) eu não inventei nada, copie e cole esse link, que eu disponibilizei, em seu navegador e veja que essa foi uma informação divulgada pela própria Prefeitura. Porém, ontem a noite um membro da Comissão Organizadora do São João entrou em contato por e-mail informando que na sexta-feira ocorrera uma reunião onde ficou decidido que o São João teria 3 dias de festas, sendo assim, fiz uma nova matéria para o blog repassando as informações contidas no e-mail, inclusive a contratação de Alcymar Manteiro, a qual você mencionou em seu comentário.

    Em momento algum me utilizo de duas caras, como você vem me acusando, o que tenho feito, através do blog, é informar a população macajubense do que vem acontecendo em nosso município, principalmente, àqueles que moram em outras cidades. Com relação ao utilizar nome falso, é como uma leitora do blog escreveu uma certa vez acho que só quem usa o nome verdadeiro aqui sou eu e, agora, Mireli, mas a maioria é nome falso, o que é uma pena, porque mascara o desejo das pessoas, mas é compreensível que algumas pessoas não se exponham, pois muitos dependem do seu emprego para sobreviver e um possível exposição poderia levar a retaliações.

    Por fim, concordo com alguns trechos desse seu último comentário, acho até, que esse é o desejo de muitos cidadãos macajubenses.

    Tenha, também, um ótimo dia e obrigado por sua participação!

    Att,

    ResponderExcluir
  9. Engraçado,vivo em Macajuba a 35 anos e não conheço essas pessoas a não ser Mirelli e Leandro.As outras são tão verdadeiras quanto nota de 30 reais rsrsrsrs.Oh Macajuba que dá coisa !E viva a baixaria do Novo Tempo!

    ResponderExcluir
  10. O comentário acima foi mandado por mim(José Sampaio Pamponet)

    ResponderExcluir
  11. Né José Sampaio Pamponet rsrs o povo tem medo de mostrar a cara to nem aí falo mermo se todo mundo pensasse do jeito que penso que hoje pra vc ter algo na vida ser feliz ser independente só "depende de nós mesmos" busque sempre o melhor pra vc e pros outros ,vá atras do que te traga retorno que não faça atrazar sua vida, se macajuba ta ruim saí daí vai tentar coisa melhor fora "vc é capaz" assim nunca viverá nas dependencias de outra.

    ResponderExcluir
  12. olá léo tudo bem.
    pois é rapaz em relação a enquete eu achei muito,estranho mais fiquei com vergonha de comentar alguma coisa;
    más agora que você está passando á real situação
    eu não tenho dúvidas de que houve palhaçada;desculpe pelo meu jeito de mim expressar.gde abraço;Toco

    ResponderExcluir

DEVIDO A FALTA DE EDUCAÇÃO E FANATISMO POLÍTICO DE ALGUMAS PESSOAS (DE AMBOS OS LADOS), A PARTIR DE AGORA PARA COMENTAR É PRECISO FAZER O LOGGIN, PRIMEIRO. Comentários anônimos estão suspensos por tempo indeterminado.

Infelizmente, algumas pessoas não entenderam que a matéria "PREFEITO FERNÃO TEM CONTAS DE CAMPANHA DESAPROVADAS E PODE TER DIPLOMA CASSADO PELA JUSTIÇA" não é uma opinião, mas sim, uma INFORMAÇÃO, baseada na sentença da Juíza, disponível no site do TSE.

Att,

Leandro Souza